Notícias Embu

Embu S.A. eleita novamente “Empresa do Ano do Setor Mineral”.

Pela segunda vez consecutiva, leitores da revista “Brasil Mineral” elegem a Embu como “Empresa do Ano do Setor Mineral – Agregados”, que teve também a Itaquareia no segmento de areia. Em cerimônia concorrida realizada em 08 de maio nas dependências do Pinheiro Neto Advogados, da qual participaram dentre outros João Carlos Meireles (Secretário de Energia e Mineração de São Paulo), Vicente Lôbo (Secretário da SGM do MME), Victor Bicca (Diretor Geral indicado da Agência Nacional de Mineração), também estiveram presentes os CEOs das 10 empresas premiadas, a Anglo American, Mineração Buritirama, CBA, Mineração Caraíba, Anglo Gold Ashanti, Mineração Apoena, Imerys, CMOC e Itaquareia, além da Embu S.A., representando os diversos segmentos da mineração.

Luiz Eulálio de Moraes Terra, presidente da Embu, foi o primeiro a discursar e, sem deixar de reconhecer que o setor de agregados ingressou em 2018 no seu quarto ano de uma grave crise, veio expor um certo otimismo com o futuro. Destacando que hoje a capacidade instalada de produtores de agregados é algo em torno do dobro do que se demanda no mercado de SP, “uma equação de difícil solução quando se depara com minguada oferta de obras de infraestrutura”, Luiz Eulálio considerou ainda que a empresa “trabalha para manter a proa” e que o “equilíbrio entre o pessimismo contido e um certo otimismo latente permitiu que os negócios fossem reestruturados de forma a garantir uma rentabilidade mínima na empresa”, no seu entendimento indispensável para que “possa estar saudável quando a crise passar, em algum momento além 2018”.

Ponto alto da premiação, conforme divulgado pela revista “Brasil Mineral”, foi o discurso bastante emocionado de Ruben Fernandes, presidente da Anglo American, que ressaltou as ações desenvolvidas pela empresa para reparar os impactos dos vazamentos do mineroduto, incidente que se deu em março passado. No seu discurso veio destacar que  “... para contornar os problemas é preciso mostrar força e união da equipe, que a gente às vezes não vê, mas a crise mostra existir. Mostra responsabilidade, mostra comprometimento, mostra competência, mostra a cara”. O presidente da Anglo American foi aplaudido intensamente pelo auditório lotado, que reconheceu nas suas ações uma forma não usual de enfrentar esse tipo de crise por parte da mineração, com muita transparência e enfrentamento, sem evasivas diante dos problemas criados.

- Embu S.A.

Ver todas notícias