Sustentabilidade Instituto Embu
Cursos de arte e música

O Instituto Embu de Sustentabilidade em parceria com a Secretaria de Cultura do município, ministra cursos de arte e música para todas as idades.

O projeto tem como objetivo proporcionar momentos de ludicidade, sociabilidade, aprendizagem, desenvolvimento de habilidades musicais e artísticas, facilitando a criação de laços de identificação e aproximação pessoal entre os participantes.

No curso de violão, participam 16 alunos com idade entre 12 e 15 anos, e é ministrado por Joan José da Silva. Professor no Instituto desde o início do ano, Joan ministra aulas de violão há 20 anos e já trabalhou em instituições que tinham a arte como uma de suas principais atividades.

Para ele, a experiência que obteve durante os anos de aulas ministradas fazem com que seu trabalho hoje, seja eficiente e tenha credibilidade, o que também é para ele uma satisfação. “A cada turma que leciono, é uma experiência nova, temos alunos diferenciados de diversos lugares do município e para mim é muito bom”, afirma Prof. Joan.

Segundo ele, o interesse em aprender por parte dos alunos, é uma motivação para ensinar. “Antes eu trabalhava com crianças carentes, as quais tinham os pais que as ‘empurravam’ para aprender a tocar, já as crianças daqui, têm um interesse individual, elas se dedicam... é tranquilo ensiná-las” completa.Durante as aulas, o Prof. Joan passa de carteira em carteira, ensinando a posição correta a ser feita no violão, assim com a postura que deve ter ao manuseá-lo. A atenção que os alunos têm nas notas transcritas pelo professor no quadro da sala de aula, é explícita.

Eles aprendem inclusive a ler partituras, o que nem sempre é ensinado nos cursos musicais gratuitos.

Os olhares são fixos no violão que o professor tem em mãos e no quadro no qual ele escreve. Rebeca de 12 anos que participa da aula, relata o que a motivou a aprender o instrumento: “Sempre tive vontade de aprender... meu pai toca na igreja e isso foi umas das minhas motivações...”  Vinícius de 13 anos, já tem outra referência: “Meu primo toca violão, e ele me incentivou a aprender...” O curso de violão que acontece às sextas-feiras, conta com duas turmas no período da tarde, e o Prof. Joan, é quem se dedica em ministrá-las.

- Embu S.A.