Sustentabilidade Instituto Embu
Livro Serra do Itapeti

Aspectos históricos, sociais e naturalísticos

O Instituto Embu contribuiu na confecção do Livro Serra do Itapeti: Aspectos históricos, sociais e naturalísticos, que reúne 10 anos de pesquisa sobre a história da Serra, sua fauna e flora.

Os capítulos que compõe o livro descrevem de forma acessível a biodiversidade da Serra do Itapeti e aspectos relacionados à história desse remanescente de mata atlântica do Estado de São Paulo. Com prefácio do professor Paulo Nogueira Neto, a obra, com 397 páginas, conta com diversas imagens da Serra do Itapeti e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do local, que é um viveiro da flora e fauna nativas da mata atlântica.

O trabalho foi organizado pelos professores Maria Santina de Castro Morini (Universidade das Mogi das Cruzes) e Vitor Fernandes Oliveira de Miranda (UNESP/Jaboticabal), que reuniram pesquisadores, principalmente da Universidade de Braz Cubas e Universidade de Mogi das Cruzes, com projetos em andamento ou finalizados sobre a fauna e flora da Serra do Itapeti, entre outros.

O livro foi distribuído para as entidades de educação ambiental, escolas e bibliotecas da região do Alto Tietê, e também encontra-se na sede do Instituto Embu para consultas diversas.

- Embu S.A.