Sustentabilidade Instituto Embu
Programa de Orientações

Empregabilidade e Profissões

O Instituto Embu, em colaboração com a E.E. Dra. Iracema Oricchio, de Itatuba, desenvolveu através da Empresa Ponto Profissional um Programa de Orientações sobre Empregabilidade e Profissões, para os estudantes do 3º ano/Ensino Médio, no desafiador processo da escolha profissional e na busca de sucesso.

Enem, vestibular e a escolha profissional são, certamente, grandes desafios enfrentados por todos os alunos do ensino médio.

E para conseguir enfrentá-los, o programa auxiliou no desenvolvimento de atitudes necessárias para obter o desejado sucesso em um momento de tantas transformações.

Com dicas práticas e reflexões, são abordadas as principais estratégias que um jovem deve desenvolver para conquistar um lugar no concorrido mercado de trabalho.

O Programa dividiu-se em:

1ª parte: Aplicação de Teste Vocacional

Os alunos preencheram um questionário com 132 questões, com o objetivo de indicar o grau de afinidade entre o perfil pessoal e o perfil profissional mais encontrado nas diversas profissões. Após o preenchimento, a equipe da Empresa Ponto Profissional analisa as questões e através de um sistema pedagógico, atribui o perfil de cada aluno.

Com essa informação em mãos, o aluno participa da Palestra e também pesquisa a respeito das carreiras que têm mais a ver com ele.

2ª Parte: Palestra abordando os seguintes tópicos:

• O mercado de trabalho nos tempos modernos;

• Modalidade de Ensino;

• Qualificações (Profissionalizantes/Cursos Técnicos/Graduação);

• CHA – Conhecimentos/Habilidade/Atitude;

• Saúde Física e Emocional;

• A importância na concentração nos estudos.

- Embu S.A.