Sustentabilidade Instituto Embu
Xadrez

O objetivo do Curso de Xadrez é incentivar o jogo como instrumento pedagógico no desenvolvimento da capacidade do aluno ao exercitar seu raciocínio abstrato e espacial e ao elaborar estratégias por meio da organização do pensamento, o que pode ter uma considerável melhoria em seu desenvolvimento mental e prático.

O Xadrez Escolar e as atividades motivadoras para sua prática serviram como eixo norteador para a proposta de implementação do ensino do Xadrez na sede do Instituto, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Embu das Artes. É oferecido aos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Dra. Iracema e para as crianças e os jovens do Centro Estudantil da Criança e Adolescente (CECA).

O jogo desenvolve nos alunos valores éticos e morais, quando praticam padrões sociais desejáveis de conduta do “saber ganhar e perder”, do respeito às regras e da sujeição às restrições que elas impõem e aceitam pontos de vista diferentes, fatores essenciais para a formação humana do aluno, pois agem ativamente, questionam, refletem, descobrem novos saberes.

A assimilação de novos conhecimentos torna-os capazes de realizar suas competências, o que leva a uma melhoria significativa em seu desempenho escolar, e serve como forma de lazer e de incentivo à sua permanência na escola, principalmente aqueles em situação de risco e de insucesso escolar.

Os alunos que se identificarem com o projeto, poderão ser multiplicadores, para aumentar o número de jogadores de xadrez na comunidade.

- Embu S.A.